Hipnose Clínica
Abordagem Psíquica
A Hipnose é um estado temporário de atenção modificada e no qual aparecem diversos fenómenos espontaneamente em resposta a estímulos verbais ou outros.
A eficácia da hipnoterapia no tratamento de questões emocionais e psíquicas deriva da sua ênfase na abordagem das causas mais profundas da condição e não apenas dos sintomas. Ao adoptar uma abordagem completa e holística, a hipnoterapia visa resolver o mal-estar do paciente, focando na causa raiz dos sintomas apresentados.
Mais sobre a terapia
O modelo terapêutico usado numa intervenção de hipnoterapia divide-se em três fases: estabilização, mudança e manutenção da mudança. Estas podem acontecer no decorrer de várias sessões ou numa só, como é o caso da cessação tabágica.
Há vários fatores que determinam como esse protocolo é formulado e o número de sessões de terapia, como por exemplo: o sintoma, o tempo que o paciente tem o sintoma, a motivação, resistências, se tem preferência por abordagens analíticas ou técnicas focadas na solução e as expectativas.
Toda a informação acerca do paciente é confidencial e somente será usada para o propósito da terapia
Condições aplicáveis
-
A fobia é caracterizada com o medo irracional de algo, resulta frequentemente de uma série de experiências negativas.
-
Na oncologia a hipnoterapia é uma abordagem complementar que ajuda o paciente a enfrentar os efeitos colaterais da doença. Usando a mente, o paciente consegue diminuir as dores, náuseas e vómitos, além de ajudar a controlar os aspetos emocionais que podem aflorar em diferentes situações, como por exemplo a notícia do diagnóstico.
-
Antes de qualquer intervenção psicológica o paciente deve sempre consultar um médico para adquirir um diagnóstico prévio. A dor é um sistema de aviso que nos protege e nos alerta que algo esta errado naquela parte do nosso corpo. Como tal, devemos esclareceremos o paciente antes de qualquer alteração da perceção e da experiência da sua dor.
-
A hipnose não é um substituto a qualquer procedimento, mas pode ser usada em conjunto aos demais cuidados como auxiliar para diminuir dor, reduzir a ansiedade, diminuir a carga de stress e traumas que carrega.
-
A hipnose pode ajudar no pré e pós cirurgia, pois ela possibilita um ganho psíquico e físico. Na pré-cirurgia, ajuda a restabelecer a serenidade e tranquilidade, no pós-cirurgia, ajuda o organismo a ultrapassar com maior eficácia e equilíbrio, acelera a recuperação e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.
-
É um síndrome doloroso, crônico, não inflamatório. Este pode manifestar sintomas como dores generalizadas, sensação de musculatura tensa e dolorida, dor à palpação, padrão de sono alterado entre outros. A hipnose pode ajudar o paciente a gerir sintomas altamente incapacitantes aprendendo assim a melhor controlar a dor, tendo como base que os traumas sofridos ao longo da vida são psicossomatizados no corpo promovendo doenças e alterações físicas.
-
O termo bruxismo refere-se ao comportamento inconsciente de ranger e/ou cerrar os dentes quando a pessoa não está a comer. É muitas vezes associado a altos níveis de stress, zanga ou raiva. As sugestões diretas que ajudam no relaxamento são particularmente eficazes.
-
O tratamento convencional envolve uma variedade de abordagens, como por exemplo, reduzir a intensidade e o esforço quando o paciente fala e modificar a fluência do discurso. São aplicadas abordagens psicológicas para lidar com problemas que possam estar por detrás do sintoma, ou a contribuir para o mesmo.
-
A asma é geralmente caracterizada por períodos de grande dificuldade respiratória, como por exemplo, ataques de tosse incontrolável, pressão no peito e cansaço. Os fatores cognitivos como convicções, condicionamento e ansiedade podem ter um papel importante na manutenção e na gestão destes sintomas.
-
É caracterizada pela incapacidade de iniciar ou manter o sono. Geralmente é causada por hábitos inadequados mas também pode estar relacionada com distúrbios. São muitos os fatores que podem influenciar a qualidade do sono, uns mais simples como stress e/ou hábitos pouco saudáveis, outros necessitam de uma abordagem mais específica como a ressignificação de traumas. A hipnose é uma excelente alternativa para o tratamento de distúrbios do sono.
-
É uma patologia que afeta grande parte da população mundial. Causa hipersensibilidade à luz, ao som, náuseas e vómitos. As crises de enxaqueca são desencadeadas grande parte das vezes por gatilhos emocionais. Através da hipnose podemos identificar os gatilhos em questão e ressignificar o sentimento ligado a este.
-
Terapias cognitivas como a hipnoterapia ajudam o paciente a lidar com este estado, diminiur a ansieadade relacionada com esta condição e melhorar a qualidade de vida.
-
Este síndrome pode provocar ansiedade e depressão, exacerbando os sintomas do SCI. A combinação dos fatores psicológicos e da sintomatologia vai determinar a forma como o paciente lida com o SCI. A hipnoterapia é recomendada para o tratamento do SCI, e os pacientes que se submetem respondem rapidamente de uma forma positiva.
-
Não tem contraindicações. Contudo, o uso de hipnose em pacientes com patologias que alteram o sentido crítico do indivíduo, como esquizofrenia, não é aconselhável.